O QUE É ANSIEDADE?



O QUE É ANSIEDADE?






A ansiedade é um estado que faz parte do nosso repertório de reações básicas. Caracteriza-se por uma agitação interna e externa (grande motilidade) perante situações desafiadoras ou mesmo de prazer.

A ansiedade nos impulsiona para o futuro e é útil no dia a dia, como, por exemplo, para concluirmos uma tarefa. Sentimos ansiedade em relação a algo e após o acontecido retornamos a um estado mais tranquilo.

A ansiedade, como outra qualquer experiência, possui uma configuração muscular-emocional. Como é essa configuração?

Ficamos em alerta, nos içamos para cima e nos afastamos da pélvis, das pernas e dos pés; encurtamos a respiração, tencionamos os músculos e nos comprimimos; nossos pensamentos aceleram e tendemos a pensar insistentemente sobre a mesma situação; ficamos angustiados, com medo, e/ou eufóricos e agitados.


 

Se permanecermos ansiosos por um longo período, ou se vivermos um alto nível de intensidade, começamos a causar prejuízos ao funcionamento orgânico e emocional. Nossa sabedoria interna irá procurar uma saída para diminuir os prejuízos, muitas vezes é uma saída pelo adoecimento, porquanto nos levaria à desaceleração e atenuaria as tensões corporais.



A Psicologia Formativa emprega uma ferramenta – A Prática do Corpar – com a qual aprofunda a configuração muscular e emocional de uma determinada experiência. A partir da intensificação de gestos e posturas, o exercício somático possibilita o reconhecimento de como nos usamos fisicamente e geramos pensamentos, sentimentos e ações.



Ao conhecer as regras de funcionamento do corpo, pode-se aprender a modular as tensões e criar novas experiências de si mesmo. Assim, podemos nos autorregular e afetar nossa anatomia, fisiologia e dinâmica psicológica, ampliando o repertório de possibilidades de ação no mundo. Deixamos de agir no automático, pelo impulso, e passamos nos colocar nas situações com maior propriedade de si mesmo.
Comentários
0 Comentários

Comentários:

Postar um comentário



 

Iracema Teixeira © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts